Meu último vídeo

segunda-feira, 22 de julho de 2013

O Brasil e seu rumo cada vez mais sustentável

O tema sustentabilidade está se tornando cada vez mais comum na vida dos brasileiros e hábitos ecologicamente corretos passam a fazer parte do seu cotidiano.
Um destes sinais é a declaração feita pela presidente Dilma Rousseff, no Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas para anunciar que a perda da floresta amazônica teve redução significativa. Em consequência disso, as emissões resultantes do desmatamento tiveram queda de 38,4% entre 2005 e 2010.

O Brasil também é o país que mais se preocupa com o desperdício de alimentos no mundo, conforme aponta a World Menu Report, pesquisa realizada pela Unilever Food Solutions – divisão da multinacional que se dedica a atender o mercado de alimentação fora do lar – com quatro mil entrevistados de oito países (Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos, Polônia, Reino Unido, Rússia e Turquia).

De acordo com o estudo, a maioria dos brasileiros, 96%, se preocupa com a quantidade de comida desperdiçada e considera relevante o descarte sustentável dos resíduos produzidos em restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos do setor.

Além disso, o Brasil é o quarto país entre os que mais concentram construções sustentáveis no ranking mundial. As placas de aquecimento solar (fotovoltáicas) têm sido cada vez mais usadas no país, principalmente para o aquecimento da água de chuveiro. Marcos Casado, diretor técnico e educacional do Green Building Council no Brasil, organização internacional de estímulo às construções verdes que emite certificações de construções sustentáveis em várias partes do mundo, acompanha o mercado há quase sete anos.

Segundo ele, os custos com esse tipo de construção já chegaram a ser 30% mais caro do com obras tradicionais. Casado ressaltou que hoje gasta-se, em média, 5% a mais do que em um empreendimento comum e esse custo inicial se viabiliza pela redução de custo operacional nas edificações.

De acordo com o GBC Brasil, os estados que mais investem em empreendimentos sustentáveis são os que têm maior participação de profissionais em cursos de especialização nesse tipo de obra. A organização capacita diversos especialistas do setor a partir de um programa que já formou mais de 45 mil profissionais em cursos realizados em 20 cidades do país.

O governo brasileiro apresentou no mês de maio um inventário sobre poluentes que analisa emissões de dioxinas e furanos. O levantamento revela quanto é emitido no país, os estados que mais concentram emissões e as atividades que mais respondem pela liberação das duas substâncias.

O material será útil para que o Brasil apresente um Plano Nacional de Redução de Emissões de Poluentes Orgânicos Persistentes, que será construído a partir de inventários sobre a situação de substâncias presentes no país, até 2014.
Além disso, ONGs ambientais, flashmobs de conscientização, campanhas de reaproveitamento de materiais e reciclagem, programas de educação ambiental vêm sendo cada vez mais difundidos no nosso país. O que nos resta? Participar e deixar nossa parcela de verde para que os dados futuros nos mostrem cada vez mais como exemplo sustentável.
* Com informações do CicloVivo

10 comentários:

  1. Eu sempre faço o que posso para preservar o ambiente e acho que se cada um fizesse um pouquinho já ajudaria muito, como não jogar lixo na rua e separar os materiais recicláveis. Mas a gente chega lá!

    Beijos
    VIVS TAKA
    Blog Minha Bela Dama

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, cada um fazendo sua parte já melhora bastante! Adorei o post, bem interessante.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz em saber que a consciência do brasileiro esta mudando.
    Bjus

    // Senhor do Século //

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente sabe que é um processo lento, mas está mudando!!!

      Excluir
  4. Espero que todo mundo faça parte desse batalha.
    Beijos

    www.ingridlemos.com.br

    ResponderExcluir
  5. belo projeto e luta
    Obrigada pela visita
    Ótima semana para vc!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, recado, comentário... Conte o que achou ou simplesmente fale sobre o assunto!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Twitter